Você já se perguntou como algumas pessoas conseguem criar conteúdos incríveis para o Instagram, que atraem milhares de curtidas, comentários e seguidores? Será que elas têm algum dom especial, ou será que elas usam algum truque?
- PUBLICIDADE -
A verdade é que muitas delas estão usando como auxílio uma tecnologia que está revolucionando o mundo do marketing digital: as inteligências artificiais de texto. Essas são ferramentas que conseguem escrever textos quase perfeitos a partir de um pedido, mas que ainda dependem da atividade humana.
Mas como usar essas ferramentas a seu favor no marketing do seu Instagram? E quais são os riscos e as polêmicas envolvidas nessa prática? Neste artigo, eu vou te contar os segredos e os perigos das inteligências artificiais de texto para o seu perfil profissional.
O que são as inteligências artificiais de texto e como elas funcionam?
As inteligências artificiais de texto são sistemas que simulam a inteligência humana e, assim, têm algum nível de autonomia para tomar decisões e resolver problemas lógicos. Elas são treinadas com milhões de textos da internet, e por isso elas sabem usar as melhores técnicas e estratégias de escrita para cada tipo de conteúdo.
Para usar uma inteligência artificial de texto, você só precisa escolher uma das ferramentas disponíveis, inserir o seu prompt de comando (o que você quer no seu conteúdo) e esperar alguns segundos até que a ferramenta gere um texto para você. Você pode até mesmo escolher o tom de voz, o público-alvo e o estilo do seu conteúdo, e a inteligência artificial vai adaptar o texto para essas características.
Exemplos de ferramentas
Existem várias ferramentas de inteligência artificial de texto disponíveis na internet, cada uma com suas características, vantagens e desvantagens. Algumas das mais populares são:
- GPT-3.5: é a nova versão da inteligência artificial que gera textos como se fosse um humano. Ela consegue produzir textos mais longos e coerentes que a versão anterior, em questão de segundos. Ela é usada em diversas aplicações, como o ChatGPT, um chatbot que incorpora o GPT-3.5 e consegue gerar respostas coerentes sobre vários tópicos.
- Bing chat: é o chat do Microsoft Bing. Ele consegue entender e comunicar fluentemente em vários idiomas, como português, inglês, espanhol e outros. O Bing chat é usado para responder perguntas, gerar conteúdos, ajudar com tarefas e entreter os usuários. Ou seja, o chat usa a inteligência artificial do navegador Bing para buscar informações na web e apresentá-las de forma visual, lógica e criativa (podendo gerar textos originais). Ele também pode gerar imagens a partir de textos.
- Clarice.ai: é uma ferramenta brasileira que gera textos automagicamente em português brasileiro. Ela oferece mais de 50 modelos únicos para você escolher de acordo com seus objetivos, como mídias sociais, e-mail, blog e outros. Ela também oferece a única inteligência artificial de revisão de estilo em português, que aponta as frases longas, as palavras sobrando, os advérbios, os gerúndios e outros diminuidores de impacto.
- DALL-E 2: é uma inteligência artificial que cria imagens a partir de textos. Ela é capaz de gerar imagens surreais e criativas com base em descrições simples ou complexas. Por exemplo, se você pedir para ela criar uma imagem de um gato usando óculos escuros e tocando guitarra, ela vai fazer isso.
Quais são as vantagens de usar as inteligências artificiais de texto no Instagram?
O Instagram é uma das redes sociais mais populares e poderosas do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. É uma plataforma que permite você se conectar com o seu público, mostrar a sua personalidade, o seu trabalho e os seus valores.
- PUBLICIDADE -
Mas para se destacar no Instagram, você precisa criar conteúdos relevantes, criativos e persuasivos, que chamem a atenção dos seus seguidores e potenciais clientes. E isso nem sempre é fácil, especialmente se você tem pouco tempo ou não se sente muito confiante na sua escrita.
É aí que entram as inteligências artificiais de texto. Elas podem te ajudar a:
- Superar o bloqueio criativo: as inteligências artificiais de texto podem te dar ideias, títulos e parágrafos inteiros para os seus posts, stories e reels, com base no tema que você quiser.
- Aumentar a sua produtividade: você pode escrever conteúdos mais rápido e em maior quantidade, sem perder a qualidade. Você pode até mesmo agendar os seus posts com antecedência e ter mais tempo para outras atividades.
- Escrever melhor: as inteligências artificiais de texto são treinadas com milhões de textos da internet, e por isso elas sabem usar as melhores técnicas e estratégias de escrita para cada tipo de conteúdo. Além disso, elas podem te dar feedbacks sobre o seu texto, apontando as frases longas, as palavras sobrando, os advérbios, os gerúndios e outros tópicos para melhorar seu conteúdo.
- Personalizar o seu conteúdo: você pode escolher o tom de voz, o público-alvo e o estilo do seu conteúdo, e a inteligência artificial vai adaptar o texto para essas características. Você pode até mesmo pedir para ela escrever como se fosse uma pessoa famosa ou um personagem fictício.
Quais são os riscos e as polêmicas de usar as inteligências artificiais de texto no Instagram?
Apesar de todas as vantagens que as inteligências artificiais de texto podem oferecer, elas também têm algumas limitações e riscos que você deve estar atento. Veja alguns riscos e polêmicas envolvidos nessa prática:
- Violação da privacidade: as inteligências artificiais de texto funcionam com base em uma grande quantidade de dados, que são coletados de diversas fontes, como redes sociais, sites, aplicativos e outros. Esses dados podem conter informações pessoais e sensíveis das pessoas, que podem ser usadas sem o seu consentimento ou conhecimento. Por exemplo, em 2020, foi revelado que o Google coletava dados de milhões de pacientes dos Estados Unidos por meio de acordos com empresas sem que essas pessoas soubessem.
- Discriminação e preconceito: as inteligências artificiais de texto podem reproduzir ou amplificar os vieses e estereótipos presentes nos dados que elas usam para aprender. Isso pode gerar textos que discriminam ou ofendem determinados grupos ou indivíduos, como mulheres, negros, LGBTQIA+, entre outros. Por exemplo, em 2016, a Microsoft lançou um chatbot chamado Tay no Twitter, que aprendia com as interações dos usuários. Em menos de 24 horas, o chatbot começou a postar mensagens racistas, sexistas e nazistas.
- Desinformação e manipulação: as inteligências artificiais de texto podem ser usadas para criar textos falsos ou enganosos, que podem influenciar a opinião pública ou induzir as pessoas a tomarem decisões erradas. Por exemplo, elas podem ser usadas para criar notícias falsas, perfis falsos, comentários falsos, avaliações falsas e outros tipos de conteúdo que podem afetar a reputação de pessoas ou empresas.
- Substituição do trabalho humano: as inteligências artificiais de texto podem ameaçar o emprego e a renda de profissionais que trabalham com escrita, como jornalistas, redatores, escritores e outros. Isso porque elas podem produzir textos mais rápido, mais barato e em maior quantidade do que os humanos. Mas eu e vários outros criadores de conteúdo duvidamos muito disso, afinal, as inteligências artificiais sozinhas sem um bom prompt de comando não funcionam. Além disso, elas podem reduzir a criatividade e a originalidade dos conteúdos produzidos. Isso ocorre mais com pessoas que apenas copiam e colam os textos gerados sem acrescentar suas experiências e ponto de vista. Nesse caso pode mesmo produzir muito conteúdo, mas sem originalidade.
Como usar as inteligências artificiais de texto com responsabilidade no Instagram?
Diante dos riscos e polêmicas envolvidos no uso das inteligências artificiais de texto no Instagram, é preciso ter alguns cuidados e medidas para evitar ou minimizar esses problemas. Veja algumas dicas para usar essas ferramentas com responsabilidade:
- Não confie cegamente no texto gerado: lembre-se que as inteligências artificiais de texto não são perfeitas, e podem cometer erros gramaticais, ortográficos ou de coerência. Por isso, sempre revise o texto antes de publicar, e verifique se ele está de acordo com o seu objetivo, o seu nicho e a sua persona.
- Não copie o texto gerado: mesmo que o texto gerado seja original e livre de plágio, ele não é totalmente seu. Você precisa dar o seu toque pessoal ao texto, acrescentando a sua opinião, a sua experiência e a sua voz. Assim, você vai criar uma conexão mais forte com o seu público e mostrar a sua autoridade no assunto.
- Não use o texto gerado para fins ilegais ou antiéticos: as inteligências artificiais de texto podem ser usadas para o bem ou para o mal, dependendo da intenção de quem as usa. Por isso, não use o texto gerado para enganar, manipular, ofender ou prejudicar outras pessoas ou empresas. Além de ser imoral, isso pode trazer consequências legais e danificar a sua reputação.
- Não dependa totalmente do texto gerado: as inteligências artificiais de texto são ótimas aliadas, mas não substitutas da sua criatividade e do seu conhecimento. Você ainda precisa ter uma estratégia de conteúdo bem definida, saber o que o seu público quer e precisa, e estar sempre atualizado sobre as tendências e as novidades do seu mercado.
Conclusão
As inteligências artificiais de texto são ferramentas poderosas que podem te ajudar a criar conteúdos incríveis para o seu Instagram em questão de segundos. Mas elas não fazem milagres, e você precisa ter alguns cuidados ao usá-las.
Você precisa revisar o texto gerado, dar o seu toque pessoal, usar o texto gerado para fins legais e éticos, e não depender totalmente dele. Além disso, você precisa estar atento aos riscos e polêmicas envolvidos nessa prática, como a violação da privacidade, a discriminação e preconceito, a desinformação e manipulação e a substituição do trabalho humano.
Se você seguir essas dicas e cuidados, você vai conseguir usar as inteligências artificiais de texto com responsabilidade no marketing do seu Instagram, e alcançar resultados incríveis com o seu perfil profissional.
Minha experiência
Já testei duas dessas ferramentas (Chat Gpt e Bing) e, atualmente, prefiro usar o Bing. Isso porque ele já tem acesso direto à internet (mas é importante ter cuidado, afinal, nem tudo o que está na internet é verdade), gera imagens de forma bem simples e entende muito bem os prompts quando são completos.
Além disso, já soube de vários relatos de textos gerados pelo Chat Gpt com erros. Eu mesma já testei e ao conferir, algumas informações saíram bem erradas, sendo as informações mais confiáveis geradas pelo Bing. Imagino que com as atualizações é possível que os erros diminuam. Mas, de qualquer forma, acho muito importante fazer uma boa pesquisa para confirmar se as informações apresentadas por essas ferramentas são verdadeiras.
- PUBLICIDADE -
E você, já usou alguma inteligência artificial de texto para criar conteúdos para o seu Instagram? Qual foi a sua experiência? Compartilhe nos comentários!
E se você quiser saber mais sobre marketing para instagram, me acompanhe aqui no blog e no meu instagram @thaisdodigital.
Até a próxima!
Referências Bibliográficas
- AGÊNCIA BRASIL. Riscos da inteligência artificial levantam alerta e suscitam respostas. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/riscos-da-inteligencia-artificial-levantam-alerta-e-suscitam-respostas . Acesso em: 13 dez. 2021.
- BRASIL ESCOLA. Inteligência artificial: o que é, como funciona, tipos. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligencia-artificial.htm . Acesso em: 13 dez. 2021.
- http://CLARICE.AI . O que é http://Clarice.ai ? Disponível em: https://clarice.ai/o-que-e-clarice-ai/. Acesso em: 13 dez. 2021.
- ROCK CONTENT. ChatGPT, DALL-E e mais: como a IA impacta o futuro da criatividade. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/chatgpt-dall-e/. Acesso em: 13 dez. 2021.
- TERRA. Instagram atinge marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/instagram-atinge-marca-de-1-bilhao-de-usuarios-ativos-por-mes,bf9f8c6b5a0c7f4f9d6a8b7c2a2d0b4c0z4wqk3y.html. Acesso em: 13 dez. 2021.
- TECMUNDO. Microsoft desativa chatbot racista e pede desculpas. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/internet/103194-microsoft-desativa-chatbot-racista-pede-desculpas.htm . Acesso em: 13 dez. 2021.
- THE NEW YORK TIMES. Google Is Said to Be Collecting Health Data on Millions of Americans. Disponível em: https://www.nytimes.com/2019/11/11/business/google-ascension-health-data.html . Acesso em: 13 dez. 2021.